quarta-feira, 21 de julho de 2010

Influência das Cores


Você já parou para observar, como determinadas cores nos ambientes, pode nos agradar ou nos incomodar?

Pintar uma casa ou um cômodo, além de trazer uma sensação de limpo e novo, a cor escolhida, irá trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos.

Mas, todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações.


O mesmo ocorre com na moda, as cores de nossas roupas agem diretamente sobre nossas emoções, e especialista chegaram à conclusão de que algumas cores são mais propícias que outras quando se trata de procurar emprego, fechar negócios, procurar namorado, se recuperar de alguma doença, etc.

Cores : Arquitetura/Moda

Branco: Um ambiente Branco, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. / Use para mostrar que está “jogando limpo”, não tem nada a esconder. Evite se não quiser parecer ingênua demais.

Preto: É usado em detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial“, tanto dentro, como fora da casa./ É excelente para transmitir segurança. Quando usado sozinho, transmite um ar de distanciamento; por isso, se essa não for sua intenção, combine-o com outras cores.

Vermelho: Uma cor muito energética e vibrante. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia não é muito aconselhável. / Útil para os momentos em que é necessário demonstrar coragem, e também quando é preciso impor sua vontade a outra pessoa .

Verde: No chão, nos lembra da natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. / Use se deseja transmitir estabilidade e segurança, “pés no chão”, e em ocasiões em que parecer conservadora não é problema.

Azul: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia./ Deve ser usado em momentos em que pode haver conflitos (pois estimula a comunicação racional e inibe emoções muito fortes), como no ambiente de trabalho.

Amarelo: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. / Use para instigar descontração e interação. Cuidado ao usá-lo em grandes doses.


4 comentários:

  1. =D
    Que tudo *-*
    Sempre usei preto agora sabendo então que ele transmite "segurança" me tornei fã !
    Mais sei que preciso usa outros cores como vermelho é azul... ^.~
    Ah... Amarelo pra mim acho que nem rola na decoração da casa mesmo e um cor muito chamativa ser asin podemos fala ! mais em areas aberta acho que ficaria legal =).

    Vlw Dio

    ResponderExcluir
  2. amei, sempre usei mais preto, tou na hora de mudar um pouco, amei as dicas do que representam as cores.... parabéns *_*

    ResponderExcluir
  3. Bom saber!
    Já tinha essa idéia (de cores que acolhem e incomodam), mas é bom saber quais são :)
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Dio =)
    Sempre me interessei pelo estudo das cores, já li uns livros lá da facul bem legais...
    E tá muito bacana isso de vc associar arquitetura e moda. Parabéns !!!

    www.echic.blog.com

    ResponderExcluir