terça-feira, 16 de agosto de 2011

Voltei gente!

Passei alguns MESES sem "dá as caras" por aqui, mas agora estou retomando o blog. Com uma visão bem diferenciada do início e com cara nova ! Espero que gostem do novo Rabiscos de Garoto.

Pra iniciar essa " reinauguração" vou postar o primeiro post do blog (com algumas alterações) que fala de forma geral sobre o conceito desse espaço.

MODA E ARQUITETURA

Porque não discutirmos já que as duas andam juntinhas, seja na concepção de um espaço ou no desenvolvimento de uma coleção?

Não é necessário muito esforço para ver proximidades entre Moda e Arquitetura, são muitas as semelhanças. Projetos arquitetônicos cada vez mais estão sendo usados como inspirações na moda. Aspectos inerentes à produção de um abrigo, tais como, volume, luz/sombra, aberturas, transparência... São materializados, tendo o corpo como suporte.

A Concepção de um projeto arquitetônico muito se assemelha ao desenvolvimento de uma coleção. Ambos requerem uma sensibilidade de expressar sensações ou até mesmo a identidade, o espírito, vontades de determinada época, através de atitudes formas e conceitos, só que de maneiras e materiais diferentes.

O processo de construção das roupas é semelhante aos das edificações. Tudo começa com rabiscos, ideias são passadas para o papel, estruturas são calculadas e os materiais são escolhidos, podendo resultar um produto final com um desenho possível e desejável. A moda sempre criou estruturas e algumas delas, usadas nas confecções deestilistas nos remetem as soluções estruturais encontradas nos projetos arquitetônicos.









“A roupa pode ser vista, em primeira instância, como o abrigo imediato, mais próximo da pele humana do que qualquer outro elemento que arquitetura possa conceber. Uma espécie de arquitetura primeira, abrigo que se descola da pele do homem e se projeta ampliando sua ocupação“. Como bem expressa Ricardo Oliveros e Marta Bogea para a revista AU.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Dio, eu nem sei se vc lembra d mim, eu estudava no ccr e talz, adorei o seu blog, a ideia de mostrar a arquitetura junto a moda, nunca tinha visto algo assim.
    Bjs!

    ResponderExcluir